segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Indígenas do Rio de Janeiro completam etapa local da 5ª CNSI

Indígenas do Rio de Janeiro completam 

etapa local da 5ª CNSI


O município de Angra dos Reis (RJ) sediou, nos dias 17 e 18 de julho, a etapa local da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O grupo discutiu as propostas para melhorar o atendimento de saúde, além de eleger os delegados que irão representar o estado na etapa distrital da conferência, que será realizada em setembro, em Curitiba.

Durante a abertura do evento, o cacique João da Silva, que completou 100 anos em janeiro de 2013, lembrou a importância da participação dos indígenas na melhoria do atendimento oferecido as aldeias. “Quando os médicos me diziam que eu tinha que ajudar a melhorar a saúde eu não entendia. Hoje sei que temos que participar das discussões, dizer o que está errado e o que queremos. Isso ajuda a melhorar a nossa saúde”.


Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul e convidados fizeram apresentações sobre os eixos a serem discutidos na conferência, como forma de introduzir os temas aos participantes. Ao todo, quatro grupos de 13 participantes trabalharam nos dois dias na formulação de propostas que serão encaminhadas para a etapa distrital da conferência.


No segundo dia foram eleitos 34 delegados que irão representar a população indígena carioca na etapa distrital da conferência. Pela primeira vez, além dos indígenas Guarani, a representação também será feita por índios Pataxó, que devido a movimentos migratórios agora habitam a região de Angra dos Reis.


No encerramento de cada dia do evento, um coral formado por jovens Guarani fez apresentações culturais ao grupo, mostrando danças típicas da etnia.O foco das propostas definidas foi pela articulação entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e o SUS nos estados e municípios. Como a missão da secretaria é a atenção básica, os indígenas presentes reforçaram a necessidade de trabalhar na articulação com os entes federados para garantir os serviços de média e alta complexidade quando necessários.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter