quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mais de 350 pessoas participam da Etapa Distrital do DSEI Xavante

A indígena e nutricionista Adriana Bonoponepá Umutina,  defendeu a importância da criação de propostas para a melhoria da saúde do povo Xavante com incentivo à produção de alimentos saudáveis e tradicionais.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante realizou, entre os dias 15 e 17 de agosto, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI), no auditório da Prefeitura Municipal de Barra do Garças (MT). O evento contou com 353 participantes, entre delegados, trabalhadores, gestores, universitários da área de saúde, caciques e lideranças indígenas da etnia Xavante. A etapa nacional da CNSI será realizada no período de 26 a 30 de novembro, em Brasília (DF).

Após a plenária de abertura, foi realizada a mesa redonda com especialistas das áreas de Saneamento e Saúde Indígena, conduzida sempre com referência aos eixos temáticos da 5ª CNSI.

Já os Grupos de Trabalho se reuniram na Escola Estadual de Barra do Garças. Neles foram debatidas as diretrizes previstas no Regimento Interno das Etapas Locais e Distritais: Atenção Básica e Medicina Tradicional; Atenção de Média e Alta Complexidade; Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento, Segurança Alimentar e Nutricional; Saneamento e Edificações; Gestão, Financiamento e Recursos Humanos para a Saúde Indígena.

Na sequência, durante a plenária final, foram votadas e aprovadas pelos delegados, 35 propostas de repercussão nacional que serão levadas para Etapa Nacional da 5ª CNSI.

O coordenador distrital, Luiz Soares, afirmou que foi cumprido o estabelecido na Portaria Ministerial, a qual convocou a 5ª CNSI, sendo alcançados resultados positivos na realização das 15 Etapas Locais e na Etapa Distrital. “Isso se deu no sentido de aperfeiçoar as propostas para que elas cheguem com força à Etapa Nacional”, reforçou Soares.

Por outro lado, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Xavante, Agnelo Temrité Watzatsé, ponderou que devido a participação das lideranças indígenas tradicionais desde o início das etapas da Conferência, ocorrerá um bom aproveitamento das propostas no âmbito da saúde indígena, “já que estas foram organizadas com a participação dos próprios Xavantes”.

A indígena e nutricionista Adriana Bonoponepá Umutina, da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Campinápolis, integrante do Grupo de Trabalho sobre Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional, defendeu a importância da criação de propostas para a melhoria da saúde do povo Xavante com incentivo à produção de alimentos saudáveis e tradicionais.

Além de todos os temas apresentados e debatidos, foram aprovadas dez moções, as quais serão encaminhadas a Comissão Organizadora Nacional, bem como a eleição de 32 delegados que irão participar da Etapa Nacional.

Entre as autoridades presentes na etapa, estavam o diretor executivo do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Saúde em Barra dos Garças, Franco Manciolli Oliveira; coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças, Sônia Maria Cavalari; secretária municipal de Saúde de Nova Nazaré, Leda Paula Lopes Reis; secretária municipal de Saúde de Campinápolis, Fabiana Kedma Ferreira Valadão; coordenadora da Pastoral da Criança, Lúcia Schuster; presidente do Conselho Municipal de Saúde de Barra do Garças, Mariosan Dias da Silva; vereador de Barra do Garças, Valdei Leite Guimarães; representante dos Caciques Xavante, Aniceto Tsudzawere; presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante, Agnelo Temrité Wadzatsé; conselheiro Nacional do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Edmundo Dzuaiwi Omore; secretário executivo do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), Marcos Pádua e do coordenador do DSEI Xavante, Luiz Soares.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter