segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DSEI Alto Rio Juruá dá início à realização das etapas Distritais da 5ª CNSI

DSEI Alto Rio Juruá dá início à realização 

das etapas Distritais da 5ª CNSI



O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá, com sede no município de Cruzeiro do Sul (AC), realizou na última quarta-feira (24) a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Cerca de 130 pessoas, entre representantes de usuários indígenas, profissionais de saúde, gestores e convidados participaram das plenárias, que tiveram como tema central: Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e o SUS: direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada.

 O evento aconteceu no Seminário Menor, da Cidade de Cruzeiro do Sul. A abertura da mesa ficou por conta do coordenador do DSEI Alto Rio Juruá, Eric Daniel, que fez um breve histórico das Etapas Locais da 5ª CNSI realizadas pelo distrito. Ele lembrou que as conferências de saúde são espaços amplos e democráticos de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde e neste momento estão sendo realizadas em preparação para a etapa nacional que deverá ocorrer no período de 26 a 30 de novembro de 2013, em Brasília.

“Durante as plenárias, foram formados os Grupos de Trabalhos por Polo Base de Saúde, com participação de delegados, representando os segmentos dos usuários, gestores, trabalhadores e convidados. No total, foram formados sete grupos de trabalho, seguindo os eixos temáticos definidos pela Comissão Organizadora da 5ª CNSI, totalizando em torno de 18 participantes por grupo, com o total de 128 participantes da Etapa Distrital do DSEI Alto Rio Juruá”, disse o secretário Executivo do Fórum de Presidentes de Condisi, Marcos Pádua.
 As etapas locais da 5ª CNSI tiveram início no DSEI Alto Rio Juruá ainda no mês de abril. Foi um dos primeiros distritos a concluir as plenárias nas aldeias. O DSEI é responsável pela assistência de cerca de 14 mil indígenas, representantes de 22 etnias.
Participaram ainda da mesa de abertura do evento: a assessora do Controle Social da Sesai, Bianca Coelho Moura; a conselheira Nacional de Saúde, Ubirací Matilde; a Secretária Municipal de Saúde, Ozanir Melo; a representante da Regional de Saúde do Acre, Kátia Cristina Messias; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Alto Rio Juruá (Condisi), Orlando Assis Cruz; o secretário Executivo do Fórum de Presidentes de Condisi, Marcos Pádua; a gerente de Assistência à Maternidade de Cruzeiro do Sul, Renata Barbosa da Silva; a assistente Social do Hospital do Juruá, Juciane Costa Moura; a representante do Hospital do Juruá, Irmã Ivanite Mazon; a coordenadora da Escola Técnica em Saúde, Michelle Cristina Valter; a assessora pedagoga da Escola Técnica de Saúde, Andreia Lopes da Silva; e a gerente Administrativa do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Irlene Bandeira de Araújo Santiago.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter