sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DSEI Potiguara vive expectativa para realização da Etapa Distrital da CNSI



A população indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara está na expectativa para participar da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI), que será realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, no município de Conde (PB) e contará com mais de 100 delegados, a maioria da população indígena da região. O evento antecede a Etapa Nacional, a ser realizada em Brasília (DF) no período de 26 a 30 de novembro.

De acordo com a programação, a plenária de abertura está prevista para às 8h30 do dia 3, com a presença do
secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza
; os prefeitos Luciano Cartaxo (João Pessoa), Adriano Barreto (Marcação), Manoel Messias (Baia da Traição) e Severina Ferreira Gomes (Rio Tinto); o coordenador do DSEI Potiguara, Adriano Andrade; o cacique e presidente da Câmara dos Vereadores de Rio Tinto, Claudecir da Silva Bráz; o cacique geral da Etnia Potiguara, Sandro Barbosa; presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Natanael Benedito da Silva; e a representante dos Cuidados Tradicionais e Parteira, Iraci Cassiano Soares.

Um ritual Toré, específico dos povos da região,  e a exibição de um vídeo sobre medicina tradicional serão apresentados durante a abertura. A conferência continua na quarta-feira (4) com os trabalhos de grupos e a aprovação de propostas. Na quinta-feira (5), ocorrem a conclusão dos trabalhos e a escolha dos delegados para a Etapa Nacional da 5ª CNSI.

O DSEI Potiguara realizou as etapas locais em julho, reunindo cerca de 500 participantes. Os povos indígenas Potiguara são habitantes dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição, no estado da Paraíba.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter