segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Indígenas Xoekleng concluem etapa local da 5ª CNSI

Indígenas Xoekleng concluem etapa local da 5ª CNSI

O município de José Boiteux (SC) sediou, nos dias 30 e 31 de julho, a etapa local da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) para os indígenas Xoekleng. A etnia, exclusiva do interior de Santa Catarina, discutiu propostas e elegeu os 27 delegados que irão representar a região na etapa distrital da conferência.
Ao todo, o grupo formulou 55 propostas com foco em garantir direitos e ampliar os serviços prestados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), como, por exemplo, sugestões como a criação de departamentos na secretaria e a alteração de atribuições que atualmente estão nos municípios para o controle direto do Ministério da Saúde.
Entre as propostas, está o retorno do Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas (IAB-PI) aos municípios com população indígena, a criação de um departamento de zoonoses na Sesai e que a secretaria fique responsável pelo recolhimento de lixo nas aldeias. As ideias foram aprovadas por unanimidade e seguem para a etapa distrital da conferência.
O Cacique geral da Terra Indígena La Klanõ, José Ndili, destacou a realização da conferência e disse que é importante que os indígenas tenham mais informações sobre a gestão da saúde indígena no país.
“Falta diálogo. Parece que muitas vezes o povo Xoekleng não sabe o que está acontecendo. Eventos como a 5ª CNSI fazem com que o povo se informe. Temos que lembrar também que as nossas ideias na conferência são para todos, não apenas para os Xoekleng”, argumentou a liderança.
Para o presidente do conselho local de Saúde Indígena, Basílio Priprá, é importante elaborar um plano que a população não se arrependa no futuro.
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Interior Sul, Ilírio Roque Portela esteve presente no evento e reforçou a necessidade da comunidade indígena se preparar para defender as propostas aprovadas na etapa local.
“Temos que nos organizar porque sabemos que nos outros estados os indígenas estão unidos defendendo as propostas deles. Nós temos que saber defender as nossas”, explicou.
Após a aprovação das propostas e escolha dos delegados, o grupo se prepara para a etapa distrital da 5ª CNSI, que será realizada em setembro, em Florianópolis.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter