segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DSEI Potiguara realiza capacitação para Agentes Indígenas de Saneamento


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara promove, entre os dias 4 e 8, mais uma capacitação aos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) junto às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) da região. Ao todo, são 48 AISAN divididos em três turmas, sendo que o curso já foi realizado em duas turmas durante o mês de outubro. O evento acontece na sede do DSEI, em João Pessoa (PB), e tem como objetivo orientar os 48 AISAN na promoção da educação ambiental e mobilização social.

Segundo o chefe do Serviço de Edificação e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), Djalma de Brito Quirino, a capacitação está sendo realizada em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). “Os instrutores que vieram ministrar o curso são do DSEI Pernambuco e abordam temas como: Resíduos sólidos; Qualidade da água no sistema de abastecimento da comunidade; Conhecer as formas de mobilização comunitária; e Atividades dos AISAN”, detalha.

De acordo com a engenheira civil do DSEI Potiguara, Kaline de Almeida, as aulas foram divididas em teórica e prática. “Pela manhã, os participantes aprendem a teoria e, no período da tarde, eles praticam nas aldeias e nas escolas. Dessa forma tem sido muito positivo, porque dá uma injeção de ânimo aos participantes. Melhor ainda tem sido para os agentes recém-contratados que ainda não passaram por capacitação. É sempre bom ter cursos no DSEI”, finaliza.


Por Vivianne Paixão

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter