quinta-feira, 28 de novembro de 2013

5ª CNSI começa na próxima segunda-feira


Entre os dias 2 e 6 de dezembro, Brasília (DF) sediará a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ªCNSI), que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento inicia na manhã da próxima segunda-feira (2), com o credenciamento de cerca de duas mil pessoas. No período da tarde ocorrerá a Plenária de Aprovação do Regulamento da 5ª CNSI. A partir das 21h ocorre a Solenidade de Abertura da Conferência, seguido de um coquetel para os participantes. Esta será a primeira CNSI promovida pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

Indígenas (lideranças, caciques, mobilizadores, presidentes de conselhos distritais, pajés, curandeiros, raizeiros e parteiras), trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas esferas estadual, municipal e federal, bem como gestores da saúde, autoridades e convidados participarão da 5ª CNSI, que tem como objetivo aprovar diretrizes para a atual Política Nacional de Saúde executadas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), com foco no Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada. 

A programação da 5ª CNSI conta com reuniões, diálogos temáticos, rodas de conversa, mesa central e grupos de trabalho sobre os quatro eixos temáticos: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo; Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.

Foto: Luís Oliveira - Sesai/MS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter