quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TENDA DOS SABERES: 5º CNSI cria espaço para troca de experiências culturais, artísticas e populares



A 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), prevista para acontecer de 2 a 6 de dezembro, em Brasília (DF), contará com um espaço aberto e de circulação ampla com a organização de atividades em formato de rodas de conversa permeadas por várias expressões de arte, culturas, saberes indígenas e populares. Trata-se da ‘Tenda dos Saberes’, uma adaptação da ideia dos círculos de cultura, desenvolvidos na pedagogia Freireana, que prevê a estruturação de espaços de debate e leitura/análise coletiva sobre contextos e situações-problema. 

O espaço foi inspirado na ‘Tenda Paulo Freire’, idealizada pelo Movimento de Educação Popular em Saúde. O Subcomitê de Atividades Culturais, integrante do Comitê Executivo da 5ª CNSI, criou a ‘Tenda dos Saberes’ buscando oportunizar aos delegados e convidados momentos de troca de experiências, diálogo e reflexões, contribuindo com o acolhimento e a construção estética e política da 5ª CNSI. 

Segundo a coordenadora-geral da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, Bianca Moura, conforme prevê a programação da “Tenda dos Saberes”, serão desenvolvidas práticas de cuidado aos participantes. “Convidamos todos para fazerem parte desta história, compartilhar experiências e caminhar para alcançarmos alternativas educativas, dialógicas e libertárias na busca da qualificação do acesso e do acolhimento e, principalmente, de integração dessas práticas e saberes das medicinas indígenas do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena ao Sistema Único de Saúde (SasiSUS)”, afirmou.

Por Vivianne Paixão
Foto: Divulgação - DSEI Xavante

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter