segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Secretário apresenta 'Mais Médicos' aos coordenadores de DSEI e fala sobre etapas distritais da 5ª CNSI


Durante o encontro, o secretário Especial da Sesai, Antônio Alves, pediu para que os coordenadores dos DSEIs colaborem com os médicos que irão atuar nas comunidades indígenas

O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, participou, na última sexta-feira (30), em Brasília (DF), do encerramento do seminário envolvendo gestores e coordenadores dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O encontro discutiu e avaliou o desempenho da gestão e andamento dos projetos elaborados por cada distrito. Na oportunidade, o secretário destacou a importância do seminário, apresentou alguns detalhes do programa “Mais Médicos” e comentou sobre a realização das etapas distritais da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), previstas para acontecer durante todo o mês de setembro e início de outubro. (confira o calendário das etapas).

De acordo com o secretário, conforme dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), foram abertas 113 vagas de médicos para os DSEIs. Na primeira etapa do programa, 43 médicos vindos de Cuba ficarão lotados em 15 DSEIs, localizados na Amazônia Legal e no Centro-Oeste do país. Dentro da programação, eles se apresentam para trabalhar nos distritos na segunda quinzena de setembro. Além disso, outros nove médicos, dois intercambistas e sete brasileiros, se juntarão aos profissionais cubanos.

“Precisamos receber bem e dar todo o suporte a esses profissionais, para que eles consigam trabalhar com tranquilidade e queiram permanecer nas comunidades indígenas", destacou o secretário Antônio Alves.

Em relação ao seminário, o secretário pontuou que todas as reuniões desse tipo são positivas, já que, por meio delas, é possível fazer um alinhamento de posições, tanto da Sesai quando dos distritos. “Essa tem caráter especial, pois conseguimos integrar setores chaves dos DSEIs, como o financeiro, logístico, divisão de atenção e a coordenação, que são as áreas responsáveis por fazer acontecer lá na ponta”, disse.

Para Alves, a realização do seminário no mês de agosto também deve ser destacada, devido ao acompanhamento da execução orçamentária. “Estamos antecipando e não aguardando chegar o final do ano para acompanhar a execução, como ela está, o que podemos corrigir. Daí a importância desse encontro ser realizado agora. Há sempre uma expectativa, pois temos dificuldades orçamentárias, nem sempre os recursos são suficientes  para realizar tudo o que é necessário. Assim, é um momento em que socializamos essa conjuntura de âmbito nacional do Ministério da Saúde, para que os coordenadores dos distritos entendam e compreendam quando nós precisamos fazer algum corte ou não atendemos algum pedido”, destacou o secretário.

Conferência
Antônio Alves também aproveitou o momento para falar sobre a realização das etapas distritais previstas para acontecer nos meses de setembro e outubro. Ele informou, ainda, que conseguiu, durante a realização do seminário, avaliar como foram as etapas locais.

“De uma forma geral, estamos indo bem. Mas, aproveitamos para alertá-los para que deem o maior apoio possível à realização dessas etapas distritais. Estamos caminhando para uma avaliação muito grande, no mês de novembro, quando ocorre a Etapa Nacional”, disse, referindo-se ao período entre 26 e 30 de novembro, quando Brasília (DF) recebe a Etapa Nacional da 5ª CNSI.

Na visão do secretário da Sesai, que vai participar de boa parte das etapas distritais, essa proximidade com os DSEIS é de suma importância, uma vez que muitas pendências podem ser resolvidas nos próprios distritos. “Cada coordenador precisa olhar com bastante atenção e tentar, na realização das etapas, identificar onde há maior tensão, tentar encaminhá-las, e evitar que isso venha para o âmbito nacional, em novembro. Além disso, nossa presença acaba prestigiando o trabalho do coordenador, que é quem fica lá na ponta, no dia-a-dia, enfrentando todas as questões”, encerrou Antônio Alves.


Por Paulo Borges
Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter