terça-feira, 17 de setembro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Vilhena aborda as ações integradas de saúde


Uma grande manifestação dos povos Cinta Larga e Mamãide, marcou a abertura da Etapa Distrital do   Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, realizada em Cacoal-RO. Marina Costa, representando a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Nádia Elizabeth Villas Boas, representando o Conselho Nacional de Saúde (CNS), Wurariui Suruí, representando a FUNAI, além da presidente do Conselho Distrital local (Condisi), Elizabete Cinta Larga, formaram a mesa de abertura dos trabalhos da Conferência em Cacoal.
Na tarde desta terça-feira (17), os delegados e delegadas da Conferência, estão participando da Mesa redonda “Atenção Integral e diferenciada nas três esferas de Governo”. Logo em seguida, eles irão para os grupos de trabalho. Até quinta-feira (19) os participantes discutirão Controle Social e gestão participativa; Etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional; Saneamento e Edificações de saúde indígena.   
O DSEI Vilhena tem abrangência em 18 municípios de Rondônia e Mato Grosso, com área territorial de aproximadamente 5,5 milhões/ha. A população indígena nesse distrito é de 7.513 habitantes em 168 aldeias.
A Etapa Distrital do DSEI Vilhena, elege os delegados (as) para Etapa Nacional, que acontece em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro.
A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai, em conjunto com o CNS, e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada pela portaria GM/MS nº 254/02; e aprovar diretrizes para atualização e reformulação da atual política de saúde indígena.

Por Luíz Parahyba
De Cocoal (RO)


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter