quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Secretário da SGEP destaca a importância da participação dos indígenas nos conselhos de saúde


O secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Luiz Odorico Monteiro, participou na tarde desta terça-feira (3) da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Iniciado na última segunda-feira (2), o evento é organizado pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

Painelista da mesa 'Controle Social e Gestão Participativa', o secretário destacou a importância de participação dos indígenas nos conselhos de Saúde. 'Nenhuma conquista é dada. É preciso a participação social para que as mudanças sejam implementadas. Hoje, o Conselho Nacional de Saúde já conta com um conselheiro indígena', disse Odorico. 

O secretário lembrou que uma maneira de ajudar na melhoria da Saúde Indígena é a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP). 'Existem as Casas de Saúde do Índio [Casai], que prestam o atendimento primário. No entanto, muitas vezes, o índio precisa de atendimento de média e alta complexidade. O COAP é uma esfera de encontro entre o Ministério, o Estado, o Município e o Distrito Sanitário Especial Indígena', relembrou o secretário. 

Durante a mesa, o secretário ainda propôs uma agenda para a construção de uma política voltada para educação permanentes dos conselheiros de saúde indígena. A mesa foi coordenada pelo conselheiro de Saúde Edmundo Omore e também contou com a participação da presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, e do assessor indígena do DSEI Pernambuco, Arilson dos Santos. 


Por Paloma Abdallah 
Núcleo de Comunicação da SGEP

Foto: Rondon Vellozo - Sesai/MS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter