quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Super Mulheres do Xingu presenteiam público da 5ª CNSI com dança especial


Entre os intervalos das Mesas de Debates da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), os participantes têm a oportunidade de apreciarem apresentações de índios de diversas etnias do país. Na tarde desta quarta-feira (4) foi a vez das índias do Xingu apresentarem a dança Yarikunã, também conhecida como a Dança das Super Mulheres, como bem explicou Kaiulu Yawalapiti, líder das mulheres indígenas do Xingu.

“Nós fazemos essa dança quando queremos homenagear alguém, sobretudo o dono da festa. E hoje quisemos mostrar um pouco da nossa cultura aos participantes da Conferência”, contou, explicando que algumas pessoas se referem ao grupo com as Hiper Mulheres.

Segundo Kaiulu, os cantos entoados durante a apresentação “pediram que a Saúde Indígena receba maior atenção por parte dos governantes”. Ainda, segundo ela, a expectativa é de que as propostas aprovadas sejam colocadas em práticas e que os indígenas se unam em prol do mesmo objetivo, que é a melhoria da saúde de todas as etnias. “Não podemos ficar apenas querendo defender o nosso lado da nossa aldeia. Temos que pensar no indígena como um todo”, concluiu. 

Por Paulo Borges

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter