sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Comitê Executivo da 5ª CNSI se reúne para discutir o plano operacional da Etapa Nacional



Faltando pouco mais de dois meses para a Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), o Comitê Executivo do evento se reuniu, nesta sexta-feira (20), na Unidade II do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), para dar andamento às atividades a serem executadas pelo mesmo. A Etapa Nacional da 5ª CNSI está prevista para acontecer entre os dias 26 e 30 de novembro, na capital federal. A elaboração do Plano Operacional foi o foco da reunião, que contou com representantes de vários órgãos ligados à saúde indígena. 

Definidas na reunião passada, realizada no dia 9, as comissões tiveram o nome alterado para subcomitês. Sendo assim, estão definidos os subcomitês de Acolhimento; Alimentação;  Atividades Culturais; Cerimonial; Credenciamento; Hospedagem; Transporte; Sala de Apoio; Passagens (aéreas ou de ônibus); Infraestrutura; Comunicação e Saúde.

Na reunião, também ficou definido que cada subcomitê contará com um coordenador, um coordenador adjunto e a equipe de trabalho. Os coordenadores serão comunicados sobre a data na qual terão de finalizar o plano de trabalho a ser executado durante a Etapa Nacional.

Por outro lado, também foram apresentados os modelos de relatórios que serão encaminhados para o coordenador de cada subcomitê. Tais documentos deverão ser preenchidos ao final da Conferência, de modo que os responsáveis por cada área façam uma breve avaliação dos trabalhos, inclusive dos serviços prestados pela empresa contratada para atuar durante o evento.

Uma das grandes preocupações da Comissão Organizadora é humanizar ao máximo o acolhimento dos delegados e convidados para a 5ª CNSI, bem como otimizar a articulação entre os subcomitês. “O ideal é que os participantes, sobretudo os indígenas, tenham o mínimo de estresse e preocupações, para que possam voltar todas as atenções para as discussões nos grupos de trabalho”, destacou a integrante da Comissão de Relatoria da 5ª CNSI, Zenite da Graça Bogea.

Por Paulo Borges

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter