quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pernambuco dá início à etapa Distrital da 5ª CNSI nesta sexta-feira (27)

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Pernambuco realiza, de 27 a 29 de setembro, a etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento acontece no Hotel Tavares Correia, na cidade de Garanhuns, agreste pernambucano. Representantes de dez etnias são aguardados para participar do encontro. São elas: Xukuru, Kapinawá, Tuxá, Fulni-ô, Kambiwá, Pipipan, Atikum, Pankará, Pankararu, Truká. O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, também estará presente na abertura solene do evento, prevista para ocorrer às 19h desta sexta-feira.

São aguardados, como convidados, representantes do Ibama; Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA);  Fundação Nacional do Índio (Funai); Secretaria Estadual de Saúde; Ministério Publico Estadual; Ministério Público Federal; Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP); Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Pernambuco (NUSP); além de prefeitos e secretários Municipais de Saúde de Pesqueira, Buíque, Tupanatinga, Águas Belas, Inajá, Ibimirim, Floresta, Carnaubeira da Penha, Jatobá, Petrolândia, Tacaratú, Cabrobó e Orocó.

Vale ressaltar que 13 etapas locais já aconteceram em aldeias indígenas de Pernambuco. Agora, a expectativa é que 300 pessoas participem da Conferência Distrital. Entre os principais temas a serem debatidos no evento estão a Portaria 70/2004 (que a
prova as Diretrizes da Gestão da Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena); Inclusão da Relação Nacional de Medicamentos (Rename); Garantias de Orçamento; entre outros.


As conferências locais e distritais são preparatórias para 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e mostram a firmeza de um debate mais aprofundado e propositivo sobre as demandas atuais da saúde indígena. Durante essas etapas são discutidas mudanças e aprimoramentos na atual Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e aprovadas propostas para serem validadas no encontro nacional, que será realizado na capital federal, de 26 a 30 de novembro.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter