quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Projeto Saúde em Movimento leva pacientes da Casai de Macapá para conhecer museu da cidade


A equipe multidisciplinar da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Macapá realizou, na última quinta-feira (19), mais uma atividade externa recreativa com os pacientes que recebem tratamento no local. O passeio foi no Museu Sacaca, um templo da cultura Amazônica que retrata o conhecimento dos povos indígenas, castanheiros, ribeirinhos e quilombolas. A proposta é humanizar a assistência à saúde, onde o paciente recebe os insumos necessários para o restabelecimento da própria saúde, bem como ocorre a promoção do bem-estar, da cultura e valorização dos modos de vida tradicionais.

Um ônibus cedido pelo 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) transportou cerca de 45 indígenas, entre pacientes e acompanhantes, das 11 etnias de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará. Todos puderam aprender mais sobre desenvolvimento com sustentabilidade e a busca pelo diálogo entre os saberes locais e o conhecimento científico.

A coordenadora do DSEI, Nilma Pureza, relatou que o projeto nasceu da percepção dos profissionais de saúde da Casai. “Havia uma ociosidade e um estresse dos pacientes, devido ao fato de alguns permanecerem por bastante tempo em tratamento. E com a implantação deste projeto observamos uma discreta tranquilidade no comportamento dos indígenas”, afirmou.

A atividade recreativa contou também com a participação dos indígenas tradutores, que auxiliaram os monitores do museu na orientação e explicação dos locais visitados. Até dezembro já foram agendados passeios para visitar a Casa do Artesão, a construção de Fortaleza de São José e o Complexo do Araxá.

A fisioterapeuta Fellícia Mota, responsável pelo Saúde em Movimento, explicou a importância do projeto. “A gente procura levar os pacientes idosos, aqueles que estão por um longo tempo na Casai, desde que tenham condição física para se locomover e não precisem tomar medicamento naquele período”.

A primeira atividade do projeto foi realizada em janeiro de 2012. As internas acontecem semanalmente com a exibição de filmes, palestras e peças teatrais. Já as externas são mensais, podendo envolver saídas para pontos turísticos e históricos, ou práticas esportivas na praça, com futebol, corrida, brincadeiras.


Por Giovana Simoni

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter