quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DSEI Manaus inicia Etapa Distrital da 5ª CNSI com foco na discussão do Regimento Interno


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus iniciou nesta terça-feira (24), em Manaus (AM), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Até quinta-feira (26), os 212 delegados irão discutir propostas para modificar a Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena.

De maio a agosto deste ano o distrito promoveu 11 conferências durante a Etapa Local da 5ª CNSI, e agora reúne na Etapa Distrital os delegados eleitos nas locais. Estes representantes discutem as propostas formuladas que, após a aprovação, serão levadas para a Etapa Nacional da Conferência, prevista para acontecer em Brasília (DF), entre os dias 26 e 30 de novembro.

Para a Coordenadora do DSEI Manaus, Adarcyline Magalhães Rodrigues, a realização do evento é fruto de um esforço dos funcionários do distrito. “Apesar do apoio dado pela Sesai, organizar um evento como esse é muito difícil. Tudo isso não seria possível sem o esforço de todos, desde o início do ano, muitas vezes trabalhando diariamente até às 22h, 23h, para viabilizar o evento”, relatou a gestora.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Manaus, Germílson Chaves, disse que os delegados devem trabalhar na defesa das propostas, principalmente nas que forem aprovadas e levadas para a Etapa Nacional.

Já o representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o conselheiro Wilson Valério Lopes, lembrou que a saúde pública necessita de eventos como a 5ª CNSI para se consolidar e evoluir. “As políticas públicas só funcionam com participação e controle social”. Para ele, a saúde indígena evoluiu desde a criação da Sesai, mas é preciso fazer mais.

O Presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab), Maximiliano Chaves, afirmou esperar que as propostas aprovadas em Manaus possam servir para melhorar a saúde de todos os indígenas do país.

Após a mesa de abertura, a plenária acompanhou a apresentação cultural de crianças indígenas. Anteriormente, na abertura do evento, o Hino Nacional foi cantado no idioma Ticuna, uma das etnias que integram o DSEI Manaus.

Regimento Interno
Durante a tarde, o grupo discutiu o regimento interno da 5ª CNSI e fez algumas alterações para a realização da Etapa Distrital. Entre as mudanças, o grupo decidiu encaminhar dez propostas em cada um dos sete eixos temáticos, ao invés das cinco previstas no texto original do regimento.

Após a aprovação das alterações a plenária participou de uma mesa redonda, onde foi discutida a atenção básica nas aldeias, um dos eixos temáticos da conferência.

Vale lembrar que, diferentemente do que foi veiculado na imprensa local, a Etapa Distrital do DSEI Manaus foi realizada somente pela Sesai, sem a participação de municípios e do governo estadual na organização e financiamento.

Municípios e o governo estadual participam do evento na condição de delegados com direito a voto, representando o segmento da gestão e colaborando na discussão das propostas a serem aprovadas.
Nesta quarta-feira (25), o grupo discutiu os demais eixos temáticos da Conferência e iniciou o processo de escolha das propostas que irão para a Etapa Nacional da 5ª CNSI.

Por Francisco Souza


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter