terça-feira, 17 de setembro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Vilhena discute soluções para a saúde indígena


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena realiza, a partir desta terça-feira 17, no município de Cacoal (RO), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Segundo a coordenadora do DSEI, Alda da Silva Uchôa, cerca de 200 participantes entre indígenas de 17 etnias e não indígenas, deverão participar do evento na Universidade Federal de Rondônia – Campus Cacoal. O DSEI tem abrangência em 18 municípios de Rondônia e Mato Grosso, com área territorial de aproximadamente 5,5 milhões/ha. A população indígena nesse distrito é de 7.513 habitantes em 168 aldeias.
Após a abertura da Conferência, na manhã desta terça-feira, haverá a análise e aprovação do Regulamento Interno da Conferência Distrital, com uma dinâmica de mesas e grupos de trabalhos. Os Temas da Conferência Distrital serão: Atenção Integral e diferenciada nas três esperas de Governo; Controle Social e gestão participativa; Etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional; Saneamento e Edificações de saúde indígena.  
Estarão presentes a coordenadora do DSEI Vilhena, Alda  da Silva Uchôa; a  presidente do Conselho Distrital de saúde Indígena (Condisi), Elizabete Cinta Larga e o vice-presidente Fernando Dywuru; Nelson Mutzie, assessor indígena do DSEI.
A Etapa Distrital, que termina na quinta-feira (19),  ocorre em preparação para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro.
A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada pela portaria GM/MS nº 254/02; e aprovar diretrizes para atualização e reformulação da atual política de saúde indígena.

Por Luiz Parahyba

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter