quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DSEI Guamá Tocantins define propostas e delegados para a Etapa Nacional da 5ª CNSI



O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá Tocantins realizou, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª  CNSI). O evento aconteceu no Belém Soft Hotel, em Belém (PA). 

A abertura oficial do evento contou com a presença do Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza; do Coordenador do Dsei Guamá Tocantins, Leone Rocha; do Presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins; do Coordenador da Funai/Belém, Juscelino Bessa; do Conselheiro Nacional de Saúde, Wilson Lopes; e do Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Manoel Tibúrcio.

A etapa contou com representantes dos segmentos de gestores, trabalhadores e dos usuários indígenas, estes últimos pertencentes às etnias que compõem  o DSEI Guamá Tocantins. Além disso, órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal também se fizeram presentes durante os dias do evento.

O DSEI Guamá Tocantins realizou sete etapas locais. Nelas, foram aprovadas as propostas que foram discutidas durante a Etapa Distrital.

Conferência
As conferências de saúde são espaços amplos e democráticos de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde. O tema central da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena é “Subsistema de atenção à Saúde indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”.

Entre os eixos temáticos a serem debatidos nas plenárias da 5ª CNSI estão: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter