segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Participação dos jovens é destaque na Etapa Distrital do DSEI Alagoas e Sergipe


Termina nesta terça-feira (1º) a Etapa Distrital na 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas e Sergipe. O destaque do evento fica por conta da participação maciça dos jovens indígenas, além de representantes de todas as etnias pertencentes ao DSEI. São elas: Koiupanká, Katorinn, Karuazu, Kalankó, Jeripankó, Tingui Botó, Aconã, Xucuru Kariri, Kariri Xocó, Karapotó Terra Nova, Karapotó Plakiô e Xocó (Sergipe).

A Etapa do DSEI Alagoas e Sergipe, que atende onze etnias do Estado de Alagoas e uma do Sergipe, teve início no dia 28 com a particularidade de ser a IV Conferência Distrital de Saúde, pois na ocasião da 1ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, “não houve convocação para a realização das conferências locais e distritais nos dois estados” informou o ex-presidente do Condisi do DSEI-AL/SE Lindomar Xoko, indígena da única etnia do Estado de Sergipe. O Cacique Zezinho, da etnia Koiupanká comandou o ritual indígena na abertura da conferência que contou, também, com a participação de caciques e indígenas de outras etnias.


De acordo com a organização, 128 delegados indígenas, gestores e usuários, se debruçaram em discussões pautadas nas 70 propostas originárias das conferências locais. Dessas discussões surgiram as 35 propostas que serão levadas para a Etapa Nacional, em Brasília (DF), no período entre 26 e 30 de novembro. Além disso, foram eleitos 35 delegados para representar o DSEI na Etapa Nacional.

A participação de autoridades como a prefeita de Água Branca, Albany Sandes Gomes, foi marcante. “Foi um momento muito oportuno para representar  a minha cidade, e, sem dúvida nenhuma,  os povos indígenas de Água Branca, que também são munícipes, terão mais visibilidade num evento como esse”, destacou.

Representando a Secretaria Estadual de Saúde de Algoas, Maria do Socorro Marques Luz , chamou a atenção para a importância da Conferência e das discussões por ele proporcionadas.  “O direito a saúde, já é preceituado pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica de Saúde, porém existe um vazio entre o direito e a efetividade do mesmo. A integração entre os diversos Entes federados é necessária para que se garanta, se legitime e se efetive o direito, para que os povos indígenas tenham assegurada a saúde e a melhoria da qualidade de vida”.

A Etapa Distrital teve um grande destaque: a presença de jovens indígenas, que reivindicaram maior participação nas decisões dentro das comunidades indígenas, conforme explicou a coordenadora do DSEI/AL-SE, doutora  Genilda Leão. “Houve o primeiro encontro de jovens indígenas, realizado pelo DSEI/AL-SE, no qual os jovens reivindicaram, por meio de documento, maior respeito às suas decisões e maior participação nos espaços de saúde dentro das Aldeias. Também reivindicaram presença para ler o documento e participar da Conferência, o que foi prontamente aceito”, reforçou a coordenadora.

A jovem indígena Mariana Wassu fez o seguinte pronunciamento na abertura da Etapa Distrital: “A nossa presença aqui é para ler a Carta com propostas para a Conferência e saber se elas serão aprovadas. Ela tem o objetivo de buscar novas formas de atender, não só os jovens, mas toda comunidade indígena”.

A Carta foi elaborada no I Encontro de Saúde Indígena da juventude Indígena – NHENETY KORÃ (Tradição e Esperança), realizado em maio deste ano, na cidade de Maceió.  O intuito do encontro é fortalecer e incentivar o protagonismo juvenil no processo de discussões e construções no campo da política juvenil de saúde indígena.

Durante o pronunciamento, o secretário Antônio Alves fez um histórico de vida Sesai, comentou as dificuldades encontradas logo após a criação e sua nomeação, quando não havia nenhuma estrutura física, nem mesmo funcionários. “Só existia eu e a Sesai, nem sala existia”, lembrou, destacando o progresso registrado nos últimos anos. “Mas há, ainda, muito o que fazer”.


Foto: Luís Oliveira – Sesai/MS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter