quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Plenárias da 5ª CNSI debatem avanços e desafios para melhoria da assistência prestada à comunidade Kayapó do Pará


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Pará deu início, na manhã desta terça-feira (10), à Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, esteve presente e participou da solenidade de abertura, que contou com lideranças indígenas, representantes de Governos Municipais, conselheiros e secretários municipais de saúde, além dos trabalhadores do DSEI. Oitenta delegados, eleitos nas três etapas locais realizadas com a comunidade, participam das plenárias, que seguem até a próxima quinta-feira (12). Destes, 16 serão escolhidos para representar o povo Kayapó na Etapa Nacional, em Brasília (DF).

A abertura solene do evento foi marcada por uma apresentação de dança que reflete uma tradição do povo Kayapó. O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Sandro Takwyry, enfatizou a importância da Conferência e lembrou que este é o momento de a comunidade, que é quem conhece de perto os principais problemas enfrentados cotidianamente, apontar qual a política de saúde que deve ser implementada para o bem comum.

O secretário Antônio Alves ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das maiores conquistas do povo brasileiro e que a melhoria da saúde indígena também passa, necessariamente, pela melhoria dos serviços de saúde prestados pelos municípios onde a população é atendida. Ele enfatizou, ainda, a importância do programa “Mais Médicos” para suprir a falta de profissionais nos atendimentos prestados nas aldeias, Polos Base e Casas de Saúde Indígenas (Casai).

“O DSEI Kayapó do Pará é um dos nossos distritos que enfrenta muita dificuldade para contratar médicos. Temos vagas aqui, recurso para contratar, mas não encontramos profissionais. Com o programa “Mais Médicos”, o DSEI será contemplado com a chegada de três novos profissionais. São médicos com experiência em atenção básica, com passagem, inclusive, por alguns países da África. Muitos deles têm mestrado ou doutorado em Saúde Coletiva”, enfatizou Antônio Alves.

O secretário lembrou que as plenárias da Conferência têm o objetivo de avaliar se os caminhos que vêm sendo traçados pela Sesai e pelos distritos são condizentes com os anseios da comunidade. “Conferência, como o próprio nome sugere, é conferir. Conferir se a política de saúde que vem sendo implementada, se ações priorizadas pela gestão, são, de fato, o que espera a comunidade”.

Avanços
Durante a abertura solene do evento, o coordenador do DSEI Kayapó do Pará, Cláudio Rodrigues, destacou os avanços da gestão nos últimos seis meses. Ele lembrou que a mudança das sedes das quatro Casais do distrito (Redenção, Ourilândia, Tucumã e São Félix do Xingu) para novos prédios que proporcionam mais dignidade para quem é atendido, como também para quem atende, foi uma das prioridades da gestão.

A renovação da frota de transporte terrestre, com a aquisição de 21 novos veículos, bem como a aquisição de barcos e motores de popa também foi outra importante ação priorizada.  “Daremos início, nas próximas semanas, à construção de seis novos postos de saúde. Além disso, já temos a ordem de serviço para outros dois. Na área de saneamento ambiental, temos 16 projetos em andamento, sendo 13 para sistemas de captação de água e três para construção de módulos de melhorias sanitárias domiciliares”, enfatizou o coordenador do DSEI.

5ª CNSI
As conferências de saúde são espaços amplos e democráticos de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde. O tema central da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena é “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”.

Entre os eixos temáticos a serem debatidos nas plenárias da 5ª CNSI estão: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.

Participara também da abertura solene do evento o secretário de Saúde de Cumaru do Norte; José Ribamar; o secretário de Governo do município de Redenção, Valdinei Aleixo; o conselheiro Nacional de Saúde, José Naum de Mesquita; o representante do Ministério Público Federal, Aécio Mares; o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Camilo Soares; o assessor indígena, Bebô Kayapó; e o cacique da Aldeia Gorotire, Ngôtyk Kayapó.

Por Felipe Nabuco
De Redenção (PA)


Leia também




0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter