sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DSEI Rio Tapajós aprova propostas e encerra Etapa Distrital da 5ª CNSI


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós realizou, nos dias 25 e 26 de setembro, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), em um Hotel Fazenda situado no município de Itaituba (PA). A Conferência se deu logo pós a realização das Etapas Locais, realizadas nos Polos Base Sai Cinza, Munduruku, localizados em Jacareacanga. Já a última Etapa Local ocorreu no município de Itaituba, ambos no Pará.

Os 84 Delegados eleitos nas Etapas Locais da 5ª CNSI e os cerca de duzentos participantes que se fizeram presentes entre convidados e equipe técnica, discutiram e aprovaram 30 propostas relacionadas ao Tema Central da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena: “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada”. As propostas serão encaminhadas para a Etapa Nacional da 5ª Conferência, que acontece entre 26 e 30 de novembro, em Brasília (DF).

Participaram do evento, a coordenadora do DSEI Rio Tapajós, Cleidiane Carvalho Ribeiro dos Santos; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Sandro Waro Munduruku; o cacique Nhaket Mekrangnotire, da aldeia Kubenkokre, representante da etnia Kayapó, Krait; a secretária Municipal de Saúde de Itaituba, Horenice Cabral; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itaituba, vereador de Itaituba, Manoel Clodovil Diniz.

A Conferência contou, ainda, com o apoio dos técnicos, Wanklykon Moura e Antônio Leopoldo, representantes da Sesai/MS, e Wilany Gomes e Simone Rodrigues, representantes do DATASUS/MS.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter