segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Etapa Distrital da 5ª CNSI do DSEI Yanomami reúne 250 pessoas



Diversidade e respeito à cultura indígena marcaram a Etapa Distrital Yanomami e Ye’kuna da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), que termina nesta segunda-feira (30), em Boa Vista (RR). Pela primeira vez, uma Etapa Distrital foi traduzida nas duas principais línguas (Yanomami e Ye’koana) faladas pela população atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, que inclui, além da etnia que dá nome ao DSEI, mais quatro subgrupos (troncos linguísticos) Ye’kuana, Xirixana, Xiriana e Sanumã. A 5ª CNSI é organizada pela Secretária Especial de Saúde Indígena (Sesai), por meio do DSEI Yanomami, e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Para garantir que todos os 153 delegados indígenas vindos de aldeias dos estados de Roraima e Amazonas pudessem compreender a dinâmica da Conferência e expor as propostas e anseios de suas comunidades, intérpretes indígenas se revezaram na tradução simultânea de todas as apresentações, mesas redondas e debates, durante os três dias de realização do encontro. Também participaram do evento, 97 delegados e convidados não-indígenas, incluindo gestores, trabalhadores, representantes de organizações indígenas e de instituições que atuam com a saúde indígena, totalizando 250 pessoas.  

Na abertura, realizada na manhã de sábado (28), os primeiros a falar foram os interpretes indígenas. “Essa é a primeira vez que reunimos todas as etnias para debater a saúde do povo Yanomami. É uma grande oportunidade de mostrarmos o que queremos”, ressaltou Anselmo Ye’kuana.

Já o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Yanomami, Peri Yanomami, ressaltou a importância da Conferência “para busca do direito à saúde dos povos indígenas”.

O interprete da aldeia Surucucu, Junior Yanomami, falou da relação entre os indígenas e o Sistema Único de Saúde (SUS), “vamos construir propostas para que o SUS possa dialogar melhor com o povo Yanomami”.

Em seguida, a coordenadora do DSEI Yanomami, Joana Claudete Schuertz, abriu oficialmente o evento, agradecendo a presença de todas as lideranças que percorreram longas distâncias para participar da Conferência. “Temos cinco línguas diferentes, precisamos ter paciência para que todos nós possamos nos compreender e construirmos juntos as nossas propostas”, destacou.

A Conselheira Nacional de Saúde e membro da comissão organizadora da Conferência, Ruth Bittencourt, parabenizou a comissão local por garantir a presença dos intérpretes. “A Conferência é a expressão da democracia por meio da participação social”, acrescentou.

O presidente da Missão Caiuá, reverendo Daniel Fogaça, destacou o trabalho da organização não-governamental e  prestadora de serviço conveniados à Sesai para a inclusão dos indígenas no mercado de trabalho. “Atualmente, 54% dos nossos funcionários são índios que atuam direta ou indiretamente no atendimento de sua própria comunidade.”

Por outro lado, o chefe da Controladoria Geral da União em Roraima, Max Túlio Ribeiro, falou da importância da 5ª CNSI. “As propostas aqui apresentadas precisam se transformar em benefícios para a comunidade indígena”.

Debates
Ainda na tarde do dia 28 foram realizadas as apresentações dos eixos temáticos da 5ª CNSI. As apresentações continuaram ao longo do domingo (29). Nesta segunda-feira (30), último dia do evento, haverá a plenária final com a apresentação e votação das propostas trabalhadas nos grupos, em seguida a aprovação das Moções e eleição dos 24 delegados que vão participar da Etapa Nacional, que acontece em Brasília (DF), entre os dias 26 e 30 de novembro.

A Etapa Distrital do DSEI Yanomami foi precedida por quatro etapas locais, realizadas entre junho e julho, nos Polos Base do Ajarani, no município de Caracaraí (RR); Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira (AM); Auaris, na cidade de Amajari (RR), e na comunidade de Surucucú, em Alto Alegre (RR). Durante as etapas locais, 684 delegados aprovaram 323 propostas e eleitos 92 delegados.

Sobre o DSEI Yanomami
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami abrange os estados de Roraima e Amazonas, com a sede em Boa Vista (RR). O DSEI atende as etnias Yanomami e Ye’koana, totalizando 21.213 indígenas. O DSEI Yanomami responde pelo atendimento básico de saúde de 284 aldeias, distribuídas em oito municípios, sendo cinco em Roraima (Amajari, Alto Alegre, Mucajaí, Iracema, Caracaraí) e três no Amazonas (São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos). A estrutura do DSEI conta com 37 Polos Base, 100 Postos de Saúde e uma Casa de Saúde Indígena (Casai).

Por Aêde Cadaxa


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter