quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Etnias do Parque Indígena do Xingu discutem avanços e desafios durante Etapa Distrital


Após a realização de quatro etapas locais, e semanas de debates nas aldeias que culminaram na elaboração de 260 propostas, lideranças representantes de 17 etnias do Parque Indígena do Xingu (MT) deram início, na noite desta segunda-feira (16), às plenárias da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Até a próxima quinta-feira (20), 80 delegados, sendo 40 deles indígenas, discutirão os temas que a comunidade avalia como imprescindíveis para qualidade da atenção à saúde prestada à população. A solenidade de abertura aconteceu no município de Sinop (MT) e contou com a participação do secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza.
“Foram realizadas quatro etapas para chegarmos até aqui. Um momento único, cujo trabalho integrou toda a equipe do Distrito, incluindo os Polos Base e as CASAIs [Casa de Saúde Indígena]. Sinto-me feliz e realizado por este momento”, disse o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu, Jamir Alves.
A abertura solene do evento contou com uma apresentação de dança xinguana, tradicionalmente realizada em cerimônias para espantar os espíritos responsáveis pela dor e pela doença. “É um ritual realizado por diversas etnias aqui do Xingu. Ela liberta o corpo das doenças”, explicou a liderança indígena, Pablo Kamaiurá.
Os desafios do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), bem como a necessidade de uma interação maior com o Sistema Único de Saúde (SUS), foram apontados pelo secretário Antônio Alves como temas que devem estar na pauta diária dos debates. “O SUS também deve estar preparado para atender vocês, pois de nada adianta levar uma assistência de qualidade às aldeias, se os municípios não tiverem os seus hospitais e centros de saúde preparados para acolhê-los com suas especificidades”.
O secretário também destacou os desafios do Governo Federal para levar médicos às regiões mais remotas e carentes do país. Na ocasião, Antônio Alves anunciou a chegada de três profissionais do Programa “Mais Médicos” para o DSEI Xingu. “Ainda há muitos municípios brasileiros que sequer contam com a atuação de um profissional da medicina para atender a população. E na saúde indígena, então, a situação é ainda mais crítica. Estes profissionais que estão chegando, de maioria cubana, atuarão visitando as aldeias e atendendo nas CASAIs. Certamente ajudarão na melhoria da assistência prestada aos quase sete mil indígenas da região”.
Avanços
Os avanços obtidos pelo DSEI nos últimos três anos, período de criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), foram elencados durante o evento pelo coordenador, Jamir Alves. “Conseguimos melhorar bastante a comunicação com as aldeias e Polos Base com a instalação de sistemas de radiocomunicação nas aldeias e internet nos Polos Base. Na área de saneamento, conseguimos levar sistemas de abastecimento de água para cerca de 90% das aldeias”.
Para reestruturar os estabelecimentos de saúde do DSEI, o coordenador apontou como avanços a construção da CASAI de Gaúcha, já em fase de inauguração, e a construção da CASAI de Sinop, uma antiga reivindicação da comunidade xinguana. Ele também destacou a renovação da frota de veículos e a aquisição de barcos e motores de popa como outros avanços significativos.
5ª CNSI
A importância das plenárias da 5ª CNSI foi ressaltada pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Marcelo Kamaiurá. Ele destacou para as lideranças a necessidade de aprovação de boas propostas, bem como a importante defesa delas nas planárias da Etapa Nacional, que acontece em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro.
A programação da 5ª CNSI segue até a próxima sexta-feira (20), quando os 80 delegados terão definido as 35 propostas que são consolidadas no relatório final e elegido os 16 representantes que seguem para a etapa Nacional.
Estiveram presentes também na solenidade de abertura do evento o representante do Conselho Nacional de Saúde, Richards Martins; a secretária de Saúde de Querência (MT), Jacielle Helman; a secretária de Saúde de São José do Xingu, Jussara Soller; a representante da secretaria de Saúde de Sinop, Benedita Leandro; o representante do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues; o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Sinop, José Castilho;  a assessora do Controle Social da Sesai, Bianca Moura; e o cacique Kuiussi Suya, representando os caciques das 78 aldeias da região.
Por Felipe Nabuco
De Sinop (MT)


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter