quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DSEI Leste Roraima discute eixos temáticos da 5ª CNSI



Os trabalhos da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima prosseguiram nesta quarta-feira (25), com as apresentações dos eixos temáticos e os debates em plenária.

Durante a manhã, discutiu-se o tema “Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional, através das palestras de Veramor Vieira, nutricionista da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi/DSL), e  Zelandes Alberto, liderança indígena do DSEI Leste Roraima. Ainda no período da manhã, foi abordado o tema “Controle Social e Gestão Participativa”, tendo como palestrantes Marisa Furia Silva, do Conselho Nacional de Saúde (CNS);  Clóvis Ambrósio, presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste Roraima (Condisi/DSL) e a advogada  Joenia, da etnia wapixana, defensora da causas do seu povo.

 À tarde, a discussão foi voltada para a temática “Saneamento e Edificações de Saúde Indígena”, com os palestrantes trabalhadores do Serviço de Edificação e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani/DSL), Alexandre de Freitas, Antônio Marcos e Ricardo Ribeiro.

Para Antônio Marcos, que é técnico de saneamento, este diagnóstico da situação pela falta de instalações físicas não permite aproveitar o potencial dos profissionais de saúde, fato que ocorre não apenas na sede do distrito, mas nas comunidades. Segundo o técnico, no DSEI Lesta Roraima existem 34 Polos Base e 38 postos de saúde.

 “A conferência é uma grande consulta da população indígena, um norte para a saúde indígena, principalmente a partir da criação da Sesai”, destacou Antônio Marcos. Ele salientou que o momento é uma oportunidade para se avaliar se as politicas estão de acordo. “Precisamos avançar mais, com mais investimentos, a maior parte dos recursos se destina a custeio”, frisou.   

Dando seguimento à programação, foram iniciadas as discussões entre os sete grupos de trabalho do evento, com previsão de conclusão até o fim da manhã desta sexta-feira (27), último dia do evento.
Em seguida, após a plenária final, ocorrerá a votação das moções e, posteriormente, a escolha dos delegados, com a apresentação dos eleitos para representarem o DSEI na Etapa Nacional da 5ª CNSI, que acontece no entre os dias 26 e 30 de novembro, em Brasília (DF). 

Por João Bosco de Araújo
De Boa Vista-RR


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter