quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Plenárias da 5ª CNSI do DSEI Kayapó do Pará aprovam 35 propostas para Etapa Nacional


Após longos e intensos debates em torno da definição dos caminhos que a comunidade Kayapó do Pará aponta como importantes para assistência do seu povo, as plenárias da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) chegaram ao final. Nesta quinta-feira (12), os 80 delegados que debateram, nos últimos três dias, as 70 propostas consolidadas nas três etapas locais, escolheram os 16 representantes que seguem para as plenárias da Etapa Nacional, em Brasília (DF). Eles terão a incumbência de defender as 35 propostas presentes no relatório final e que foram apontadas pela comunidade Kayapó como prioridades para organização de uma boa assistência à saúde da população.

Os debates tiveram início logo cedo, com a definição das 35 propostas para composição do relatório final. “Essas propostas foram elaboradas de acordo com sete diretrizes, que abordaram temas apontados pela própria comunidade como prioridades. Estes temas já estão contemplados nos quatro eixos temáticos da 5ª CNSI. Cada diretriz aprovou cinco propostas de encaminhamento para a Etapa Nacional”, explicou o apoiador Distrital, João Paulo Ferreira, responsável por conduzir os debates.

Para a eleição dos 16 delegados que seguem para Etapa Nacional, os participantes foram divididos em grupos de acordo com os segmentos que representam: usuários (representantes indígenas), gestores e trabalhadores da saúde. “Cada grupo escolheu seus representantes, sendo oito indígenas usuários e quatro representantes dos demais segmentos. O voto foi aberto e, no caso dos indígenas, debatidos entre eles para escolha dos melhores representantes”, disse o secretário Executivo do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Kayapó do Pará, Gilmar Gonçalves.

Ele enfatizou a consciência da comunidade Kayapó com a escolha de bons representantes para as plenárias finais. “Eles sabem que precisam escolher aquele parente que está mais preparado para usar a voz e fazer a defesa dos interesses do povo na Etapa Nacional. Portanto, este processo de escolha se deu de forma muito natural”, completou.

Entre os temas mais acalorados durante os debates da Etapa Distrital, destaque-se a proposta de reconhecimento profissional da atuação dos pajés, com remuneração a ser paga pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Kayapós do Pará
Atualmente, o Sistema de Informação da Saúde Indígena (Siasi) registra um total de 4.879 indígenas Kayapós vivendo no Sul do estado do Pará (PA), entre os municípios de Redenção, Tucumã, Ourilândia e São Félix do Xingu. Eles estão distribuídos em 33 aldeias, sendo a maior delas a aldeia Gorotire, com 1.100 habitantes.

No século XIX, os Kayapós estavam divididos em três grandes grupos, os Irã’ãmranh-re (“os que passeiam nas planícies”), os Goroti  Kumrenhtx(“os homens do verdadeiro grande grupo”) e os Porekry (“os homens dos pequenos bambus”). Destes, descendem os sete subgrupos Kayapós atuais: Gorotire, Kuben-Krân-Krên, Kôkraimôrô, Kararaô, Mekrãgnoti, Metykktire e Xicrin.


Por Felipe Nabuco
De Redenção (PA)

(*) Com informações de http://pib.socioambiental.org

Leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter