segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DSEI Amapá e Norte do Pará realiza etapa distrital da 5ª CNSI


Começa na próxima quarta-feira (4), a etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará. O evento vai até sexta-feira (6) e será realizado no auditório do Museu Sacaca, em Macapá (AP).

A etapa distrital é uma preparação para o encontro nacional, que acontecerá em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro. A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A abertura em Macapá está marcada para as 9h com formação da mesa e apresentação cultural, seguida pela aprovação do regulamento da Conferência Distrital. À tarde, acontecerão as discussões em torno do tema central da 5ª CNSI: “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada” e os quatro eixos temáticos: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.

O debate continua na quinta-feira (5) com a formação dos Grupos de Trabalho. No último dia, sexta-feira (6), haverá a apresentação das propostas aprovadas em cada grupo, do relatório final da etapa distrital, leitura e aprovação das Moções e eleição dos 24 delegados que vão participar da etapa nacional. O evento ainda contará com mostra de artesanato, medicina tradicional e danças.

Estarão presentes a coordenadora distrital, Nilma da Silva Pureza; o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá, Roberto Bauer Melo de Lima; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Kleber Luiz Santos dos Santos; além de outros profissionais do DSEI.

Etapa local
Foram realizadas quatro etapas locais da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena do DSEI Amapá e Norte do Pará: aldeia Manga, dias 28 e 29 de junho; aldeia Bona, 11 e 12 de junho; aldeia Aramirã, 13 e 14 de junho e, por último, aldeia Missão Tiryió, entre 15 e 16 de julho.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter