terça-feira, 10 de setembro de 2013

Comissão Organizadora discute andamento da 5ª CSNI



A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) reuniu-se na manhã desta terça-feira (10), no plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O objetivo da reunião, a 6ª da Comissão, foi avaliar o andamento das etapas distritais, bem como encaminhar as pendências nas diversas áreas de atuação da mesma.

Integrante da comissão de relatoria da 5ª CNSI, o indígena Edmundo Dzuaiwi Õmore, destacou os avanços revelados durante as etapas locais e distritais realizadas até o momento. “Os avanços são visíveis. Todos querem saber e participar ativamente da Conferência”, pontuou.

Representantes de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS) presentes na reunião também avaliaram as etapas distritais concluídas. Das 34 previstas, seis já aconteceram e outras três acontecem nesta semana. Todos afirmaram que os grupos de discussão têm servido para incrementar e constituir as propostas a fim de que elas sejam encaminhadas à Etapa Nacional da 5ª CNSI.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) do DSEI Amapá e Norte do Pará, Kleber Karipuna, disse que não só a questão estética, mas as discussões foram muito bem elaboradas durante a Etapa Distrital da qual ele faz parte. “Elaboramos as 35 propostas,  que chegarão com muita força à Etapa Nacional. Outros DSEIS levarão propostas que incidirão em mudanças, melhorias. Quero destacar, ainda, o comprometimento de toda a equipe do DSEI Amapá e Norte do Pará, que foi muito positivo”, disse Karipuna.

Participaram da reunião, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); Conselho Nacional de Saúde (CNS); Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres; Universidade de Brasília; Comissão Nacional de Infraestrutura; Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), além de membros do Conselho Executivo, Relatoria, Departamento de Atenção Básica, Ministério do Planejamento e do Segmento de Usuários.


A próxima reunião da Comissão está marcada para o dia 10 de outubro. Já a Etapa Nacional da 5ª CNSI está prevista para acontecer entre os dias 26 e 30 de novembro, em Brasília (DF).


Por Paulo Borges
Foto: Vivianne Paixão


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter