quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DSEI Vilhena aprova propostas para Conferência Nacional de Saúde Indígena




A coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena, Alda da Silva Uchôa, presidiu a plenária final da Etapa Distrital, em Cacoal  (RO), nesta quarta-feira (18). Os delegados – indígenas, gestores e trabalhadores da saúde – aprovaram 34 propostas das sete diretrizes definidas para a Conferência Nacional.

Segundo Elizabete Cinta Larga, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), uma das propostas importantes para os usuários indígenas, que foi aprovada na etapa de Cacoal, é a exigência de que o DSEI ofereça estrutura de alojamento das equipes de saúde nas aldeias. Elizabete lembrou, também, que a Conferência Distrital, aprovou a necessidade de melhoria no atendimento de média e alta complexidade para os indígenas. “Hoje, um dos maiores problemas para os nossos povos é o atendimento mais complexo, esperamos muito tempo nas filas”, destacou a líder.

Ela destacou, ainda, que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) deveria ter recursos específicos para investir no atendimento especializado de saúde dos indígenas.  

Para a técnica da Sesai, Marina Costa, “A Conferência  do Distrito Vilhena (Rondônia e Mato Grosso)  é um marco histórico para as comunidades indígenas, que estão construindo o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e a inserção da saúde indígena em todas esferas do sistema”. Ela ressaltou que o DSEI Vilhena receberá dois médicos do Programa Mais Médicos do Governo Federal, na primeira etapa.

A plenária final da Conferência de Cacoal, encerrada nesta quarta-feira (18), elegeu 16 delegados (8 usuários, 4 trabalhadores (as)  da saúde e 4 gestores), que irão defender as propostas do DSEI- Vilhena. A Etapa Nacional contará com a participação de 1.536 delegados e delegadas dos 34 Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena.

Finalizada a Etapa Distrital, as propostas serão levadas para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília (DF), no período de 26 a 30 de novembro.


A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai, em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 

Por Luíz Parahyba
De Cacoal (RO)


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter