terça-feira, 24 de setembro de 2013

DSEI Ceará recebe a Etapa Distrital da 5ª CNSI


Começa nesta quarta-feira (25), em Fortaleza (CE), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento, organizado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará, acontece até sexta-feira (27), no auditório do Hotel Praia Mar, no bairro Meireles. A expectativa é reunir cerca de 270 participantes entre indígenas, gestores e trabalhadores de saúde que irão avaliar e apresentar propostas para melhoria da atenção à saúde indígena no estado e também no país.

A abertura está marcada para às 18h com a apresentação de um ritual indígena sobre a Natureza e composição de mesa de abertura, que contará com a presença do secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza; do secretário de Saúde do Ceará, Ciro Ferreira Gomes; da coordenadora do DSEI Ceará, Meire de Souza Lima; do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Gabriel de Abreu Domingos; e representante da Fundação Nacional do Índio (Funai). Em seguida haverá a apresentação de um ritual indígena sobre a Natureza.

Na quinta-feira (26) serão iniciados os debates das propostas apresentadas durantes as 11 etapas locais, realizadas entre maio e junho, e que reuniram representantes das comunidades indígenas das 14 etnias e dos cerca de 26 mil índios que vivem no estado do Ceará.

Ao longo do evento, os 240 delegados eleitos nas etapas locais irão discutir e aprovar propostas a partir de quatro eixos temáticos: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena. No final do evento será aprovado relatório com propostas que serão levadas para Etapa Nacional, em Brasília (DF).


A Etapa Distrital do DSEI Ceará é uma preparação para a Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que acontecerá na capital federal, de 26 a 30 de novembro. O tema central da Conferência é “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”. A 5ª CNSI tem como objetivo aprovar diretrizes para as políticas de saúde executadas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Além disso, a conferência é um espaço para debates sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 

Sobre o DSEI Ceará
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Ceará fica localizado na região litorânea do estado, na capital Fortaleza. O distrito atende cerca de 26 mil indígenas que moram no Ceará. São 14 etnias vivendo no estado (Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Tabajara, Tapeba, Tapuya-Kariri, Tubiba-Tapuya, Tupinambá e Tremembé). 

O DSEI Ceará responde pelo atendimento básico de saúde de 90 aldeias distribuídas em 18 municípios cearenses e conta com 21 Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) que prestam atendimentos nas aldeias. A estrutura do DSEI conta ainda com nove Polos Base, três Postos de Saúde e uma Casa de Saúde Indígena (Casai). 


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter