terça-feira, 17 de setembro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Kayapó MT destaca união e trabalho da comunidade




“Este é um momento de muita expectativa. Que possamos realinhar todas as demandas e necessidades. As dificuldades existem e sempre existirão”, destacou o coordenador do DSEI Kayapó Mato Grosso, Laurentino Dias de Moura, na abertura da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), nesta terça-feira (17), ressaltando que foram realizadas, anteriormente, com sucesso, as Etapas Locais. 
  
Participaram da mesa de abertura, além do coordenador, Laurentino Dias, o presidente do Conselho Distrital local (Condisi), Kanio Tapirapé; o representante do Instituto Raoni, Bemoro Metuktire; a representante da Secretaria de Saúde do município de Peixoto Azevedo, Maria José Vieira; o representante da Funai, Pituyarô Metuktire; o vereador do município de São José do Xingu, Matudjô Metuktire, como representante da Secretaria de Saúde do município; e a representante do Escritório Regional de Saúde de Colíder, Angela Sales.

Após os trabalhos de abertura, um grupo indígena brindou os convidados com dança cultural de seus povos. O evento segue até quinta-feira (19), no município de Colíder, sede do DSEI Kayapó Mato Grosso.

“Estamos buscando uma solução melhor, cujas propostas serão encaminhadas para a Conferência Nacional, em Brasília, onde defenderemos a melhoria da saúde dos povos indígenas”, comentou o presidente do Condisi, Kanio Tapirapé.

Para Pituyarô Metuktire, coordenador da Funai em Colíder, “é preciso manter a união e valorizar o trabalho desenvolvido no DSEI”.

Outro que destacou a união em prol da saúde indígena foi o vereador Matudjô Metuktire. “Por isso estamos aqui, para melhorar e defender nossas propostas”, disse.

Representantes das etnias Kayapó, Panará, Apiaka, Munduruku, Kayabi, Trumai, Terema, Juruna, Guarani e Tapirapé participam da conferência em Colider. Ao todo, 60 delegados, representantes dos usuários, trabalhadores e gestores.

As propostas que estão sendo discutidas foram aprovadas nas etapas locais da 5ª CNSI do DSEI Kayapó Mato Grosso, realizadas em dez aldeias: Kopenoty, Koxenety, Nansepotiti, Kororoti, Mayrowi, Kukuruzinho, Piaraçu, Metuktire, Kremoro (Kapoto), Nova Mundukuru, entre 29 de maio e 28 de junho. Inicialmente, foram aprovadas mais de 800 propostas, das quais 67 acabaram consolidadas em sete diretrizes para a Etapa Distrital.  

Por João Bosco de Araújo

De Colíder-MT


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter