quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Palmas recebe Etapa Distrital do DSEI Tocantins



O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins realiza, a partir desta quarta-feira (11), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento, que acontece em Palmas, vai até a próxima sexta-feira (13), e contará com a presença do secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, na cerimônia de abertura.

A etapa contará com representantes dos segmentos dos gestores, trabalhadores e usuários da saúde indígena, estes últimos pertencentes às etnias Krahô-Kanela e Javaé. Além disso, órgãos públicos das esferas municipal e estadual também se farão presentes durante os dias do evento.

O DSEI Tocantins realizou seis etapas locais, na seguinte sequência: Tocantinópolis, Formoso do Araguaia, Santa Fé do Araguaia, Itacajá e Lagoa da Confusão. Nesses encontros foram aprovadas as propostas que serão discutidas durante a Etapa Distrital que se inicia nesta quarta-feira.

Conferência
As conferências de saúde são espaços amplos e democráticos de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde. O tema central da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena é “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”.

Entre os eixos temáticos a serem debatidos nas plenárias da 5ª CNSI estão: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.


Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS



0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter