terça-feira, 10 de setembro de 2013

DSEI Cuiabá dá início à Etapa Distrital da 5ª CNSI



O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá iniciou, na manhã desta terça-feira (10), a etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento acontece no município de Santo Antônio de Leverger, em Mato Grosso, até a próxima quinta-feira (12). A abertura da plenária contou com a presença do indígena Yuri Maizon, da etnia Paresi, que participou do programa The Voice Brasil, da TV Globo, no ano passado. “Tive o prazer de representar meu povo, não só o Paresi, mas todo o Mato Grosso. Não ganhei o The Voice, mas o carinho do público que é muito maior, por isso, acredite no que você faz que um dia você chega lá”, afirmou Yuri.

Em seguida, as autoridades foram convidadas a compor a mesa de abertura. Para o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cuiabá, Carlos Márcio, o momento é de avaliar os avanços e desafios que virão pela frente. Ele ainda lembrou que a Funai é parceira da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). "Temos que somar forças para superar os obstáculos que são muitos. Estamos sempre à disposição e o que tiver ao nosso alcance vamos fazer. Cada esforço pode melhorar um pouquinho a vida dos índios que estão nas aldeias”, disse.

O conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Abraão Nunes da Silva, também afirmou que há muitos desafios. “Mesmo com todos os problemas nós temos uma política e cabe a nós, como sociedade civil organizada, fazer acontecer e garantir uma saúde pública de qualidade para todos, em especial para os povos indígenas, que têm suas especificidades e culturas que devem ser respeitadas”.

A liderança indígena do povo Manoki, Manuel Kanuxi, disse que a principal discussão da conferência é a saúde dos índios. “Sabemos que ainda não está do jeito que queremos, por isso, se estivermos unidos, poderemos conseguir reverter essa situação e levar soluções para cada um que está nas aldeias”.

Para o secretário executivo do Fórum de Presidentes de Condisi, Marcos Pádua, esse é um momento ímpar na saúde indígena, já que há oito anos não é realizada uma conferência sobre o tema. “Nós estamos empenhados no fortalecimento do Controle Social. Vamos trabalhar para que daqui saiam boas propostas para a Conferência Nacional. De mãos dadas, vamos construir bases fortes de políticas públicas para a saúde indígena pelos próximos quatro anos”, afirmou Marcos.

A representante do Conselho Estadual de Saúde (CES) de Cuiabá, Marivanda Eilert, revelou que a Comissão de Saúde Indígena, que faz parte das Comissões Especiais e Permanentes do CES, foi recomposta na semana passada. Ela é formada por cinco representantes: três usuários, um trabalhador e um gestor. “Essa é a hora de traçar as linhas necessárias de cuidado para que possamos ofertar um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor para vocês. Acredito que as propostas apresentadas aqui vão permear as comissões de saúde estadual e nacional”, disse Marivanda.

O coordenador do DSEI Cuiabá, Jorge Pinto de Oliveira, encerrou a mesa de abertura ressaltando que os três dias da Etapa Distrital da 5ª CNSI serão muito importantes para a saúde dos povos indígenas. “Será o grito das aldeias que vai chegar a Brasília e poderá mudar normas e leis que vão melhorar as condições de atendimento não só no nosso distrito. Sempre encontramos desafios, mas eles existem para serem enfrentados e nos fazerem crescer”.

Jorge lembrou, ainda, que esta é a primeira conferência organizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena. “Estamos no início do caminho, por isso, contamos com cada um que está aqui representando os milhares de indígenas que estão sob nossa responsabilidade”, finalizou.

Ainda pela manhã, foram realizadas a análise e aprovação do Regulamento Interno da Etapa Distrital da 5ª CNSI em Cuiabá. Participaram do evento, ainda, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Cuiabá, Valdomiro Rodrigues; a professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Clara Weiss; o secretário-geral da Etapa Distrital da Conferência, Omar Aroenogwajiwi; a liderança indígena do povo Paresi, Ronaldo Paresi; e o coordenador da plenária, José Ângelo Silveira.


Etapas locais
O DSEI Cuiabá realizou conferências locais da 5ª CNSI, de junho a agosto deste ano, em 12 aldeias: Central, Bacanal, Tamarimana, Coqueiro, Perigara, Pakueba, Santana, Narnbikilara, Manoke, Merure, Umutina e Bakalana. Mais de 600 pessoas participaram dessas plenárias. 



Por Graziela Oliveira
Santo Antônio de Leverger (MT)


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter