sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DSEI MG/ES inicia Etapa Distrital da 5ª CNSI nesta segunda-feira


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Minas Gerais e Espírito Santo realiza, entre os dias 9 e 10, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O fórum acontece no Teatro Atiaia, em Governador Valadares (MG).

Para o evento, estima-se a participação de 250 pessoas, com a presença de autoridades locais, além de usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde e do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

De acordo com a programação, serão discutidas e votadas propostas de reformulação da atual Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas com foco na temática central: Direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada na Saúde Indígena e no Sistema único de Saúde.

Também serão eleitos os delegados que irão representar o DSEI na Etapa Nacional da 5ª CNSI, prevista para acontecer no mês de novembro, em Brasília (DF). Índios da região terão espaço para abrilhantar a Conferência com apresentações típicas da cultura indígena.

DSEI
O DSEI MG/ES é a unidade gestora da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) incumbida de promover assistência para cerca de 13 mil índios, segregados em 77 aldeias, sendo a mais populosa delas a Caieiras Velha, com 1.177 indígenas.

Ambos os estados abrigam 14 municípios onde há população indígena. A estrutura administrativa do Distrito conta com 25 Polos Base e um Escritório Local.

Para cobertura da Atenção à Saúde Indígena foram edificados três Postos de Saúde e uma Casa de Saúde Indígena (Casai), em Governador Valadares.  Além disso, uma nova Casai está em fase de construção, em Montes Claros, e foi prevista a ampliação e reforma  de mais uma, em Belo Horizonte.

Entre os avanços na gestão, este DSEI atingiu uma das maiores coberturas no Programa de Imunização no Brasil, com o alcance das metas propostas nas campanhas de vacinação da influenza e contra a poliomielite.

Duas Unidades Odontológicas Móveis foram adquiridas para reforçar as ações de saúde bucal do Programa Brasil Sorridente Indígena, visando zerar as necessidades em saúde bucal.

Este trabalho itinerante permitiu dobrar o número de consultas odontológicas programáticas, triplicando o quantitativo de indígenas atendidos, saltando de sete mil para 14 mil o índice de procedimentos realizados em 2013.

Já o transporte de pacientes das aldeias para a cidade recebeu reforço de 20 novos carros e quatro vans, os quais foram somados à frota atual de outros 37 automóveis e um barco.

Na área de saneamento, foi disponibilizado um sistema de abastecimento de água na aldeia Cachoeirinha, localizada no município mineiro de Teófilo Otoni.

Atualmente, cerca de 45 processos licitatórios estão em andamento no DSEI, tratando da contratação de vigilantes, motoristas e pessoal administrativo;  locação de veículos; aquisição de leite, cereais e  marmitex; materiais médicos-hospitalares e de escritório, entre outros.

Mesmos com todos os avanços, o território que abrange a atuação do Distrito passa por alguns desafios. O índice de morbidade alerta para os principais agravos de saúde enfrentados pela população indígena: doenças respiratórias.

A enfermidade perde apenas para doenças infecciosas e parasitais. Sintomas de ocorrências endócrinas nutricionais e metabólicas ocupam o último ranking da lista.

5ª CNSI
A 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena tem como objetivo aprovar propostas para nova Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas estabelecida em 2002. A 5ª CNSI é compreendida nas etapas locais, distritais e nacional.

O DSEI MG/ES realizou 17 conferências locais, com o envolvimento de cerca de 1.300 participantes, e elegeu 170 delegados.

O debate nacional será realizado entre os dias 26 e 30 de novembro, em Brasília (DF), em uma parceria entre Sesai e Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Por Giovana Simoni

Confira aqui o calendário das etapas distritais!


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter