quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Potiguara avança nas discussões sobre melhorias no atendimento


As plenárias da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara transcorreram conforme a programação para os três dias do evento, iniciado na terça-feira (3). Ainda no primeiro dia, os painéis apresentados abordaram os eixos temáticos sobre o “Controle Social e Gestão Participativa”, “Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional” e “Saneamento e Edificações de Saúde Indígena”, cujos expositores foram, respectivamente,  Manoel Eufrásio, do Conselheiro Distrital local; Jordane Reis, diretor-técnico do Hospital Universitário Doutor Lauro Wanderley, de João Pessoa; e Carlos Madson Reis, diretor do Departamento de Saneamento e Edificações Indígena (DSESI), da Sesai.
Para o conselheiro Manoel Eufrásio, a Conferência tem essa premissa, de estimular o debate. Embora não seja lei, porém, torna-se um documento reivindicatório importante para que as propostas sejam atendidas em beneficio da população indígena. “O que está sendo discutido agora também já foi abordado em outras conferências, mas o que se propõe é que essas ações sejam realizadas”, observou Eufrásio.
Outro conselheiro presente na abertura, o presidente do Conselho Distrital (Condsi Potiguara), Natanael Benedito da Silva, ressaltou a importância da Conferência para os povos indígenas. “Apesar dos empecilhos, temos expectativas de melhorar a saúde local”, resumiu.
Durante os debates foram levantadas outras questões, como o atendimento aos povos indígenas urbanos e da etnia Potiguara, habitante no estado vizinho do Rio Grande do Norte. Como solução, no caso das comunidades urbanas, foi sugerida a realização de uma reunião com os gestores parceiros no intuito de encaminhar os fluxos como forma de fortalecer o atendimento, entre os quais o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No tocante aos vizinhos norte-rio-grandenses, o melhor entendimento proposto foi de apresentar uma moção apoiando a criação de um novo distrito.
Os trabalhos da Etapa Distrital Potiguara encerram-se nesta quinta-feira (5), com a escolha dos delegados e a conclusão das propostas discutidas em plenária. Durante os três dias, o grupo indígena apresentou a dança do Toré, ritual típico do povo potiguara. O secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, participou de um desses rituais, a convite dos indígenas.

Por João Bosco de Araújo
Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter