terça-feira, 24 de setembro de 2013

Etapa distrital da 5ª CNSI do DSEI Vale do Javari começa na próxima quarta-feira


Começa na próxima quarta-feira (25), em Atalaia do Norte (AM), a etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari. O evento vai até sexta-feira (27), na Câmara Municipal, que fica na Rua Augusto Luziero, s/nº, no Centro.

A abertura está prevista para às 9h com uma apresentação cultural das etnias do Vale do Javari e formação da mesa de abertura. À tarde, acontecerão os debates sobre o tema central da conferência, Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada; além dos quatro eixos temáticos que norteiam a 5ª CNSI: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.

As atividades continuam na quinta-feira (26) com a formação dos Grupos de Trabalho. No último dia, sexta-feira (27), será realizada a plenária final para aprovação das propostas levantadas, além da eleição dos 16 delegados que vão participar da etapa nacional. O evento será encerrado com uma apresentação cultural.

A etapa distrital é em preparação para a nacional, que acontecerá em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro. As conferências locais foram realizadas de abril a junho nos Polos Base Matis, Bananeira, Maronal, São Sebastião, Vida Nova, Boa Vista, 31 e São Luiz. 

A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada pela portaria GM/MS nº 254/02; e aprovar diretrizes para atualização e reformulação da atual política de saúde indígena.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter