terça-feira, 10 de setembro de 2013

DSEI Kayapó-PA realiza etapa da 5ª CNSI nesta terça-feira


O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, chega na manhã desta terça-feira (10) à cidade de Redenção (PA), onde participa da abertura solene da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Antes do evento, o secretário deve visitar a nova sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó-PA, bem como as novas instalações da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Redenção.

O DSEI Kayapó do Pará realizou três etapas locais da 5ª CNSI. Nessas etapas foram eleitos 200 delegados para representarem a comunidade, que é de aproximadamente cinco mil indígenas, nas plenárias que se iniciam nesta terça-feira (10).

São aguardados no evento, além de lideranças indígenas, trabalhadores de saúde, autoridades políticas e sanitárias do estado.  A abertura está marcada para as 10h, no Colégio Tancredo Neves.

Conferência

As conferências de saúde são espaços amplos e democráticos de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde. O tema central da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena é “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”.



Entre os eixos temáticos a serem debatidos nas plenárias da 5ª CNSI estão: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter