quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DSEI Alto Rio Solimões inicia Etapa Distrital da 5ª CNSI


Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (18), a abertura da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões. O evento, que segue até sexta-feira (20), está sendo realizado no Auditório Amazônia Régia, do 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS), no município de Tabatinga (AM).
Acompanhado de várias autoridades regionais, o coordenador do DSEI, Daniel Ignacchiti Lacerda, reeleito para o cargo no dia anterior, presidiu a mesa de abertura. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo Núcleo Tabatinga dos Jovens Indígenas Comunicadores do Alto Rio Solimões, que contou também com o apoio dos núcleos Benjamim Constant e São Paulo de Olivença.
Conforme a programação da etapa, no período da tarde ocorre a apresentação dos eixos temáticos da 5ª CNSI: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena. Logo em seguida, haverá a definição dos grupos de trabalho.
Na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), os grupos seguem discutindo e levantando propostas, as quais serão encaminhadas para a Etapa Nacional da 5ª CNSI, que acontece em Brasília (DF), no período de 26 a 30 de novembro. Na sexta-feira também ocorre a eleição dos delegados que representarão o DSEI na etapa em Brasília.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter