segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Começa nesta terça-feira a Etapa Distrital do DSEI Cuiabá

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá realiza, a partir desta terça-feira (10), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento começa às 8h30 e será realizado na Pousada Águas Quentes – Serra de São Vicente, no município de Santo Antônio de Leverger (MT).

Após formação da mesa de abertura, haverá a análise e aprovação do regulamento interno da Conferência Distrital. À tarde, acontecerão as discussões em torno dos quatro eixos temáticos que norteiam a 5ª CNSI: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.

As atividades continuam na quarta-feira (11) com a formação dos Grupos de Trabalho. No último dia, quinta-feira (12), será realizada a plenária para aprovação das propostas levantadas, além das Moções e eleição dos 16 delegados que vão participar da etapa nacional. 

Estarão presentes o coordenador do DSEI Cuiabá, Jorge Pinto de Oliveira; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Valdomiro Rodrigues Soares; o representante do Controle Social da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Marcos Pádua; a liderança indígena do povo Manoki, Manoel Kanuxi; o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cuiabá, Benedito Garcia; o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Mauri Rodrigues; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) de Mato Grosso, Jairo José Santos Ayres; o representante da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Marcos Shapper; a liderança indígena do povo Paresi, Mirian Kazaizokaero; além de outros convidados.

A etapa distrital é em preparação para a nacional, que acontecerá em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro. A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada pela portaria GM/MS nº 254/02; e aprovar diretrizes para atualização e reformulação da atual política de saúde indígena.



0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter