segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DSEI Interior Sul conclui Etapa Local da 5ª CNSI



Com a realização da conferência em Guarapuava (PR) nos dias 12 e 13 de setembro, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul concluiu a Etapa Local da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI).

Na ocasião, lideranças indígenas das etnias Kaingang e Guarani, além de gestores e trabalhadores de saúde, discutiram propostas para melhorar o atendimento nas aldeias da região.

Para Ivan Bribis, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Arpinsul), é preciso que os indígenas não deixem para fazer as cobranças de demandas apenas em Brasília. “Temos que usar eventos como esta conferência para colocar o que queremos. É importante fortalecer as bases”, argumentou Ivan.
O cacique Miguel Alves pediu mais engajamento da gestão na discussão dos problemas de saúde. “A gestão tem que visitar mais as aldeias, dialogar com as lideranças para saber o que está acontecendo nas aldeias”, defendeu.

O secretário de Saúde de Mangueirinha, Pércio Evangelista Teixeira, reforçou o pensamento lembrando que os distritos devem buscar mais ações em parceria com os municípios, principalmente aqueles com expressiva população indígena em sua jurisdição.

Esta ideia foi consolidada em uma proposta para que os DSEIs articulem as ações de saúde em conjunto com os municípios, principalmente nas questões de média e alta complexidade.

Outras propostas aprovadas buscam a ampliação do quadro de recursos humanos dos DSEIs, a efetivação dos profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e a criação de um distrito no estado do Paraná.

Guaíra
Além da população da região de Guarapuava, localizada no Centro-Sul do estado, o evento contou com a participação de indígenas de Guaíra, no Extremo-Oeste paranaense, na divisa com o Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai.

Cerca de 1.800 indígenas vivem na região, que recebe imigrantes indígenas da Argentina e do Paraguai.
Os indígenas de Guaíra lutam pela demarcação de terras na região e buscam a criação de um polo base para estruturar o atendimento da saúde. A Sesai, desde o primeiro semestre de 2013, trabalha na estruturação do polo base de Guaíra, tendo em vista a peculiaridade da região e a distância dos demais polos base (300 quilômetros de Guarapuava e 400 quilômetros de Londrina).

Balanço
Após a aprovação das propostas e a escolha dos 47 delegados que irão representar a região na Etapa Distrital da 5ª CNSI, o DSEI Interior Sul trabalha na organização deste evento, programada para os dias 15, 16 e 17 de outubro, em Florianópolis (SC). A Etapa Distrital terá 496 delegados, e será a maior do país no número de participantes.

A comissão organizadora do Distrito irá se reunir ainda em setembro para consolidar as mais de mil propostas elaboradas durante as 32 conferências promovidas na Etapa Local, nos quatro estados de abrangência do DSEI (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo).




0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter