sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DSEI Kaiapó MT elege delegados e aprova propostas para Etapa Nacional da 5ª CNSI


Após três dias de trocas de ideias, debates e confraternização, foi encerrada, nesta quinta-feira (19), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó Mato Grosso. O encontro, realizado em Colíder (MT), reuniu representantes de usuários indígenas e não indígenas, de trabalhadores de saúde e representantes de gestores e prestadores de serviços de saúde, além de 60 delegados.

Os trabalhos foram encerrados com a plenária de votação e aprovação das 35 propostas, em sete diretrizes, consolidadas para a pauta da Etapa Nacional, prevista para acontecer no período entre 26 a 30 de novembro, em Brasília (DF).

Na votação dos delegados, os dezesseis eleitos foram: Kanio Tapirape; Faustino Leite Tukumã; Eduardo Morimã Sabino da Luz; Sokren Panara; Messias Clemente Rondon; Raimundo Paigo Munduruku; Marcos Juruna; Paimu Txucarramãe; Yasenaku Juruna; Luiz Carlos Colonelli; Gilberto da Silva; Fabrício Cândido Alves; Laurentino Dias de Moura; Valdirene Machado dos Santos Cardoso; Bemoro Metuktire e Matudjo Metuktire. Vale destacar que, para cada delegado, também é eleito um suplente.

No fim do evento, o coordenador do DSEI, Laurentino Dias de Moura, agradeceu a todos que participaram da Etapa Distrital da 5ª CNSI: indígenas e não indígenas, delegados, convidados e a comissão organizadora.
Laurentino aproveitou para fazer um resumo da gestão à frente do (DSEI) Kaiapó Mato Grosso, tanto no que diz respeito aos avanços, como nos desafios enfrentados.

No que tange a questão dos avanços, foram citados a nova sede administrativa do DSEI, em Colíder; construção, em andamento, de três postos de saúde indígena nas aldeias Mairowy, Metuktire e Kapoto, além do posto inaugurado nesta quinta-feira (19), em Kururuzinho; o projeto, em fase de aprovação, para ampliação e reforma da Casa de Saúde Indígena (Casai) de Colíder; sete projetos de sistema de abastecimento de água, aprovados e com recursos garantidos pela Sesai; contrato de locação de viaturas e contrato de aeronaves para transporte de pacientes e equipe dos profissionais; formação de equipes técnicas de trabalho em todos os setores do DSEI, principalmente profissionais das engenharias e áreas afins; definição e recebimento de terreno visando a construção de uma Casai na cidade de Peixoto Azevedo.


Segundo o coordenador, apesar dos avanços conseguidos, os desafios dificultam o andamento dos trabalhos no DSEI, entre os quais, referenciar pacientes para os atendimentos de média e alta complexidade médica na rede do SUS; garantia do atendimento integral, principalmente as medicações de alto custo. “Temos certeza que estas dificuldades serão superadas no decorrer dos próximos meses e novos desafios nos serão propostos diariamente”, afirmou, destacando, entre tais desafios, a garantia de transporte fluvial a todas as aldeias que fazem uso de barcos; construção de postos de saúde indígena em todas as aldeias; garantir a integralidade das ações de saúde para as comunidades indígenas, como qualificação dos profissionais e melhorias no atendimento; implantação de sistemas de abastecimento de água também em todas as aldeias; reforma e ampliação das Casais em Colíder e Juara; a construção da sede própria do DSEI e a construção da Casai em Peixoto de Azevedo.

Por João Bosco de Araújo
De Colíder-MT

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter