quarta-feira, 4 de setembro de 2013

DSEI Interior Sul conclui Etapa Local da 5ª CNSI


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul realizou, durante os meses de julho e agosto, 26 conferências da Etapa Local da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) no estado do Rio Grande do Sul (RS).

A organização, decidida em conjunto com profissionais do DSEI, lideranças indígenas e as equipes do Polo Base de Passo Fundo e do Escritório Local do Rio Grande do Sul, visou atender a especificidade de distribuição populacional do estado.
Durante o processo, cerca de 500 indígenas formularam propostas para alterar a Política Nacional de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas. Ao todo foram mais de duas mil propostas, que serão consolidadas e encaminhadas para a Etapa Distrital da 5ª CNSI, prevista para acontecer entre os dias 15 e 17 de outubro, em Florianópolis (SC).
Segundo a assistente social Fernanda Alves Barros, uma das organizadoras da Etapa Local no Rio Grande do Sul, esta foi a primeira vez que os acampamentos indígenas foram ouvidos no processo da Conferência.
“É importante ouvirmos a comunidade. E desta vez conseguimos chegar aos acampamentos, que pediram mais atenção no atendimento”, ressaltou a assistente social.
Segundo Fernanda, as propostas têm foco na viabilização de serviços de média e alta complexidade, como exames especializados, aquisição de medicamentos e também no setor de transportes dos distritos.
Além desses temas, os indígenas reforçaram o pedido de criação de um DSEI com sede em Passo Fundo, no interior do RS, tendo em vista o quantitativo populacional indígena (18.600) da região.
Outro fator que chamou a atenção da organização foi a presença de indígenas que nunca haviam participado de uma conferência.
“Observamos muitos participantes novos, pessoas que mesmo sendo lideranças nunca haviam participado de um evento semelhante. Isso foi positivo para a formulação das propostas”, destacou Fernanda.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter