quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Apresentação de coral e ritual de pajé são destaques na abertura da Etapa Distrital do DSEI Leste Roraima


Uma brilhante e emocionante apresentação de um coral de crianças e um ritual de bênção de uma pajé deram início a solenidade de abertura da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, nesta terça-feira (24), em Boa Vista (RR). O evento segue até quinta-feira (26), no Salão de Eventos do Norte Shopping Hotel.
Após a exibição do Coral do Instituto Batista de Roraima, sob as regências dos professores Antônio Timóteo e Castorijane, e do ritual da Pajé Vanda, da etnia Macuxi, foram abertos os trabalhos com as apresentações dos componentes da mesa. Já o Hino Nacional foi interpretado pela filha do casal de regentes, Tamie Timóteo.
Participaram da mesa da abertura solene, além da coordenadora do DSEI, Dorotéia Moreira Gomes; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Leste Roraima, Clóvis Ambrósio; o coordenador regional da Funasa, André dos Santos Vasconcelos; a representante da Secretária Estadual de Saúde, Ana Nery Cunha de Oliveira; o coordenador geral do Conselho Indígena Roraima, Mário Nicácio; a coordenadora do DSEI Yanomani, Joana Claudete das Mercês Schuertz; a representante do Conselho Nacional de Saúde, Marisa Furia da Silva; o chefe regional da Controladoria Geral da União, Max Túlio Ribeiro Menezes; o presidente da Missão Evangélica Caiuá, Daniel Fogaça; e a representante da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Regina Azevedo.

“Estamos nesta caminhada e o nosso desejo é participar desta e de outras conferências, visando o fortalecimento da saúde indígena dentro do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS)”, destacou o presidente do Condisi Leste Roraima, Clóvis Ambrósio. Ele destacou, ainda, que o fortalecimento da medicina tradicional é propositura importante para os povos indígenas, que têm conhecimento próprio.

Seguindo a programação, à tarde foram realizadas palestras na plenária. Entre os temas abordados, esteve a discussão sobre medicina tradicional, dentro do eixo temático I: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo: Gestão, Recursos Humanos, Capacitação, Formação e Práticas de Saúde e Medicinas Tradicionais Indígenas, com os palestrantes Alexsandra Kisseloff (Diasi/DSL), Antônio Marcos (Sesani/DSL) e Iolanda Pereira (Diasi/DSL).

“A saúde indígena é milenar, e farei este paralelo entre a nossa medicina tradicional e a medicina ocidental ou convencional”, explicou Iolanda, que além de agente de saúde é parteira da comunidade indígena Uiramutã.

Iolanda também afirmou que os gestores e profissionais que trabalham com a saúde indígena precisam ter conhecimento desses dois tratamentos, o tradicional primitivo e o farmacêutico. Ela revelou que a experiência vem de pai para filho e já está sendo repassada para as novas gerações da família. “Tenho 38 anos e aos 13 comecei trabalhando com meu pai, que era pajé na comunidade Tuxaua”, contou, ressaltando que os quatro filhos já trabalham com ela, o mais novo tem 12 anos e o mais velho, com 20, pretende ser médico.

Os trabalhadores da Sesai, Renata Araújo Costa e Evandro Bispo, como também Marina Costa, da Assessoria do Controle Social, estão participando do evento do DSEI Leste Roraima. A servidora Regina Azevedo, que teve participação como representante da Sesai, trabalha na Assessoria Técnica do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI).

Por João Bosco de Araújo
Fotos: Charles Bispo
De Boa Vista (RR)

Para ver mais fotos, clique aqui!




0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter