quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Secretário da Sesai abre Etapa Distrital do DSEI Potiguara


Os trabalhos de abertura da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara foram realizados na manhã dessa terça-feira (3), no município de Conde (PB). O evento contou com a presença do secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza.

“O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) foi criado em função da necessidade dos povos indígenas brasileiros e temos de valorizar esta conquista nestes 25 anos do SUS”, lembrou o secretário durante a abertura, que teve, ainda, a participação dos prefeitos e também indígenas, Manoel Messias, de Baia da Traição, e Adriano Barreto, do município Marcação; coordenador do DSEI, Adriano Andrade; cacique geral da Etnia Potiguara, Sandro Leandro Gomes; presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Natanael Benedito da Silva; e da representante dos Cuidados Tradicionais e Parteira, Iraci Cassiano Soares, além de representantes do governo estadual.
Ainda durante a manhã, o evento foi abrilhantado com um ritual Toré, apresentado por um grupo de índios da região. Em seguida, o secretário Antônio Alves viajou para a abertura da Conferência do DSEI Amapá e Norte do Pará, nesta quarta-feira (4), no auditório do Museu Sacaca, em Macapá (AP).
Nesta fase em que muitos DSEIs realizam conferências em datas iguais, o secretário fará todo o esforço de participar da abertura dos encontros. Em setembro serão concluídas todas as etapas distritais visando a preparação para a Etapa Nacional, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de novembro, em Brasília (DF).
Em agosto foram realizadas as conferências distritais dos DSEIs Alto Rio Juruá, Araguaia e Xavante. Já as conferências locais foram iniciadas em abril e concluídas, na maior parte dos DSEIs, até agosto.

Por João Bosco de Araújo
Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS

Clique aqui para ver mais fotos

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter